Assinatura do convênio para o projeto Eco-Solaris

Assinatura do Convênio

A Universidade Federal do Ceará firmou, na manhã desta segunda-feira, 25, um convênio com a empresa ECO – Soluções em Energia, para a elaboração de um sistema integrado dirigido ao monitoramento e controle de dados de usinas de energia solar.

A UFC atuará em conjunto com a ECO durante um ano no desenvolvimento do projeto, cujo investimento total é de R$ 637 mil, e contou com o financiamento da EMBRAPII, da própria ECO e da UFC, essa última tendo a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) como interveniente.

A UFC é representada na parceria pelo Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação (LESC), vinculado ao Departamento de Engenharia de Teleinformática. O laboratório foi um dos escolhidos no ano passado como unidade de inovação pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).

Sob a coordenação do prof. Edgar Marçal e tendo como vice-coordenador o prof. Clemilson Santos, o projeto tem por objetivo criar um sistema composto por hardware e software, para usinas de energia solar. Esse sistema vai coletar os dados dos leitores das placas de energia solar, fazendo o monitoramento e o controle dessas informações, que serão disponibilizadas na nuvem, ficando acessíveis à empresa gestora das usinas de energia solar e aos seus clientes.

O projeto alia vários aspectos relacionados à inovação,  como energias renováveis, mobilidade e centralização dos dados em nuvem. O usuário poderá, por meio do aparelho celular, saber qual o consumo de energia elétrica em sua casa, algo impossível para a tecnologia utilizada atualmente. O sistema permite, desse modo, um maior controle e gerenciamento do uso da energia.

Galeria de Fotos