Assinado contrato para construção da central analítica

No dia 13 recém passado, na Reitoria da Universidade Federal do Ceará, foi firmado o contrato para a construção da Central Analítica, pelo magnífico reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, e o presidente da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), Prof. Fernando Saboia.

A Central Analítica é um laboratório aberto e multiusuário, que disponibiliza equipamentos altamente especializados, possibilitando experimentos na área de microscopia óptica e eletrônica. A aparelhagem pode ser utilizada por pesquisadores de toda a Universidade. A central já funciona, mesmo que não seja na sua integralidade, desde 2014, no Departamento de Física, no Campus do Pici.

Na primeira etapa das obras, serão efetivadas a infraestrutura para abrigar microscópios eletrônicos e ópticos e a instalação elétrica, com equipamentos que garantam o fornecimento ininterrupto de energia.

A vencedora do processo licitatório é a Construtora Platô Ltda, com recursos oriundos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e execução por parte da FCPC.Participaram, ainda, do ato de assinatura do contrato o vice-presidente da FCPC, Prof. Paulo Aragão; o coordenador da implantação da Central Analítica, o Prof. Antônio Gomes de Souza Filho; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Jorge Lira; e o superintendente de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC, Prof. Ademar Gondim.